Blog

13 novembro, 2024 - Aprendizagem

Sua empresa estimula a aprendizagem contínua dos colaboradores?  

Incentivar a aprendizagem contínua é uma ótima forma de aumentar os resultados da empresa e reduzir o turnover dos colaboradores. 

Ao ter equipes mais capacitadas, com as habilidades e os conhecimentos essenciais para o mercado, também aumentam as chances do negócio se destacar e obter resultados melhores.

Mas, para isso, é preciso saber como estimular esse desenvolvimento e aplicar ações que incentivem os colaboradores a adquirirem novos conhecimentos e habilidades fundamentais para o avanço da empresa.

Quer saber mais? Continue lendo e entenda como e por que estimular a aprendizagem contínua!

Quais os benefícios de estimular a aprendizagem contínua? 

A aprendizagem contínua oferece diversos benefícios para a empresa. 

O primeiro está ligado à qualificação dos profissionais, que ficarão atualizados e desempenharão seu trabalho da melhor forma possível. 

Como consequência, há a melhora do clima organizacional, já que os processos se tornam mais tranquilos, e também se aumenta a retenção de talentos. 

Afinal, quem é que não gosta de trabalhar em um local que valoriza a equipe e incentiva o desenvolvimento contínuo? 

Além disso, ainda há o aumento da competitividade da empresa no mercado e a implementação de ações inovadoras, que ajudam a levar a organização adiante.

Como implementar cultura de aprendizagem contínua? 

Mas, afinal, como colocar isso em prática? A seguir, confira algumas dicas de como implementar uma cultura de aprendizagem contínua dentro da sua empresa. 

Dê feedback 

Segundo a pesquisa FIA Employee Experience 2023, a cultura de feedback (mais precisamente a falta dela) é o maior problema da gestão brasileira. 

Esse estudo envolveu 200 mil colaboradores de 293 empresas em todo o país e concluiu que cerca de 24,3% dos profissionais brasileiros, quase um quarto do total, não receberam nenhum tipo de feedback das suas lideranças no último ano.

Dessa forma, grande parte dos colaboradores não sabe exatamente em que pontos precisa melhorar, o que acaba impactando o seu desempenho negativamente. 

Por isso, sua empresa precisa dar feedbacks (e saber como fazer isso) de forma contínua, para apontar quais habilidades precisam ser mais desenvolvidas, ou mesmo quais delas já têm dado bons resultados.

Frise os benefícios do desenvolvimento contínuo 

Muitas empresas já buscam implementar uma cultura de aprendizagem contínua, mas esquecem de explicar para os colaboradores todos os benefícios que isso traz para eles próprios. 

Isso gera aquele sentimento de que o estudo está ligado apenas aos resultados alcançados pela empresa, o que não é verdade. 

Converse abertamente com as equipes e frise que, ao se desenvolver de forma contínua, o profissional se torna mais relevante para o mercado e desenvolve novas habilidades para crescer profissionalmente. 

E vá além disso! Não deixe que essa cultura fique apenas na teoria.  

Insira na agenda diária ou semanal dos colaboradores alguns momentos focados no autodesenvolvimento, criando oportunidades para que isso ocorra dentro da empresa. 

Descomplique o autodesenvolvimento

Pode ter certeza: se o processo de aprendizado for muito complicado ou moroso, é pouco provável que os seus colaboradores passem por ele.

Cursos muito longos, materiais de estudo muito densos e até mesmo palestras que não vão direto ao ponto são métodos que, ao invés de incentivar o autodesenvolvimento, desestimulam as equipes.

Então, para garantir que essa cultura de aprendizagem se desenvolva na sua empresa, é preciso encontrar maneiras de tornar esse processo mais simples e leve.

O uso de ferramentas digitais pode ser uma boa solução, especialmente aquelas que funcionam por meio da aplicação de metodologias inovadoras de ensino, tornando o percurso de aprendizado mais ativo e dinâmico.

Reconheça esforços

Outro elemento muito importante na implementação desse tipo de cultura é o reconhecimento dos esforços realizados pelos colaboradores.

É importante lembrar que eles também estão dando início a essa jornada de aprendizagem, o que significa que poderão cometer erros e enfrentar desafios.

Essas falhas devem ser compreendidas como oportunidades de crescimento, que ajudarão o profissional a identificar as lacunas a serem preenchidas na sua atuação, seja por meio da aquisição de um novo conhecimento ou do desenvolvimento de outras habilidades.

Engaje lideranças no processo

Toda a empresa precisa estar envolvida nesse movimento de aprendizagem contínua, incluindo as lideranças.

Além de desempenharem um papel fundamental no incentivo das equipes, esses profissionais também podem se beneficiar com essa cultura.

Afinal, novos conhecimentos e habilidades também trazem melhorias à atuação das próprias lideranças, seja quando aprendem a dar feedbacks com mais eficiência ou quando descobrem novas formas de lidar com conflitos na empresa, por exemplo.

Incentive a aprendizagem contínua 

Você já conhece todos os benefícios de investir no aprendizado do seu time, mas pode ser que os próprios colaboradores demorem um pouco para perceber a importância desse processo.

Por isso, para dar o pontapé inicial, pode ser interessante investir em programas de incentivo.

Essa estratégia pode envolver prêmios e brindes para aqueles que cumprirem um determinado número de horas de estudo ou até mesmo a inclusão dessas horas na agenda de promoção do funcionário.

Estimule o compartilhamento de conhecimento 

O compartilhamento de conhecimentos é uma estratégia poderosa para estimular a aprendizagem contínua dos colaboradores.

Poder mostrar a outras pessoas aquilo que você aprendeu torna esse processo mais dinâmico e colaborativo, além de permitir trocas de informações e experiências que tornam o aprendizado muito mais rico.

Por isso, uma boa estratégia é criar grupos destinados a essas trocas, sejam eles presenciais ou online, para que os colaboradores e até mesmo as lideranças compartilhem entre si os conhecimentos adquiridos.

Conheça o Papum 

Lembre-se que, para colocar tudo isso em prática, é preciso contar com soluções verdadeiramente eficazes.

O Papum é a primeira solução just in time learning do mundo, trazendo uma resposta para cada dúvida apresentada pelos colaboradores. 

Um exemplo pode auxiliar você a entender melhor. Vamos supor que surgiu uma demanda nova e um colaborador precisa organizar uma reunião de brainstorm ou dar um feedback para um colega dentro de uma hora. 

Ao invés de fazer pesquisas longas ou iniciar um curso, ele poderá ver um vídeo curtinho para saber mais sobre o tema e conferir dicas exclusivas para resolver o seu problema. 

Assim, ele se desenvolve de forma contínua a partir das suas demandas de forma rápida e simples. 

  • App personalizado: um aplicativo similar a uma rede social, com conteúdos 100% personalizados para sua necessidade.
  • Papum Insights: uma inteligência artificial (IA) que, por meio de simulações, oferece respostas para situações comuns no dia a dia corporativo, como feedbacks e conversas cruciais.
  • Soluções personalizadas: ferramentas de IA feitas sob medida para o seu projeto, com temas, abordagens e visual totalmente personalizáveis.

Quer saber mais sobre as soluções do Papum? Acesse o site e saiba tudo sobre como podemos ajudar a sua empresa!