Avaliar o desempenho dos colaboradores é essencial para a melhoria dos resultados da empresa e algumas técnicas de feedback podem ajudar nesse diálogo.
Um estudo da Exploding Topics mostrou que 96% dos colaboradores acreditam que devolutivas são positivas para o seu desempenho e 69% deles concordam que esse reconhecimento por parte da empresa leva a um trabalho melhor.
Afinal, esse olhar por parte da gestão é fundamental para que cada membro da equipe saiba o que tem dado certo e também o que precisa ser melhorado.
Por isso, resolvemos ajudar a sua empresa nessa tarefa, reunindo três técnicas de feedback para aumentar a performance da sua equipe. Confira!
Principais técnicas de feedback para líderes e profissionais de RH
Ter um time de alta performance é o sonho de qualquer líder e, se você deseja chegar lá, dar devolutivas sobre o desempenho da sua equipe é fundamental.
Para fazer isso com mais eficiência e não errar na hora de conversar com os colaboradores, pode ser interessante ter algumas técnicas de feedback na manga. Vem conhecer as principais:
SCI
Essa sigla é formada a partir das palavras: situação, comportamento e impacto.
Assim, na hora de utilizar esse método, a ideia é se basear nesses três pilares para analisar o desempenho de cada um dos colaboradores da empresa.
Ou seja, é preciso observar uma determinada situação da organização, analisar o comportamento das pessoas nesse cenário e então avaliar o impacto gerado por ele.
Isso funciona como uma espécie de roteiro para quem ainda tem dificuldades na hora de avaliar objetivamente o desempenho das equipes.
Sanduíche
Quando falamos em técnicas de feedback, o sanduíche já é um clássico!
Esse método tem mais a ver com a forma como a devolutiva é dada ao colaborador, para que essa conversa flua de forma mais tranquila e eficaz.
Nessa receita, o pão do nosso sanduíche corresponde a algum tipo de elogio, enquanto o recheio consiste em uma crítica construtiva, apontando alguma falha do membro da equipe.
Assim, você começa abrindo a conversa com algo positivo, passa para a crítica que precisa ser feita e então finaliza a devolutiva reconhecendo a qualidade ou importância do trabalho desempenhado pelo colaborador..
360 graus
Para quem está em busca de algo diferente dos métodos tradicionais, o 360 graus pode ser uma boa opção.
Nessa técnica, existem três etapas pelas quais o colaborador deve passar: uma autoavaliação, uma avaliação do gestor e uma análise dos colegas de trabalho.
Essas duas últimas devem ser anônimas e, ao fim do processo, é gerado um relatório de todos os pontos fortes e fracos apontados pela equipe.
Como tornar o feedback mais valioso?
Agora, você já pode ficar à vontade para escolher entre as principais técnicas de feedback do mundo corporativo, mas é preciso ter em mente que uma boa devolutiva sempre depende de alguns elementos.
Um deles é a constância. Toda a equipe deve receber regularmente uma avaliação do seu desempenho, para que possa continuar avançando e evitar erros já cometidos.
Também é fundamental investir em uma comunicação mais clara e objetiva, sem enrolação. É claro que isso não significa ser grosseiro ou ríspido, mas evitar ambiguidades e manter um diálogo transparente.
Por fim, lembre-se de não apenas apontar falhas e equívocos, mas também oferecer oportunidades de melhoria e incentivar a aprendizagem contínua do seu time, para que possa avançar e chegar a melhores resultados.
Uma das formas de fazer isso é contar com bons recursos educacionais, que ajudem a sua equipe a se informar com agilidade e praticidade. E nisso o Papum é especialista!
Somos a primeira solução just in time learning do mundo, permitindo que o seu time adquira uma nova habilidade ou conhecimento de acordo com as necessidades pontuais da sua empresa.
Acesse o site e conheça o Papum!