Blog

03 janeiro, 2024 - Outros assuntos

Soft skills e hard skills: quais são mais importantes para uma equipe?

Se você trabalha com gestão de pessoas, com certeza já ouviu e participou de inúmeras conversas sobre soft skills e hard skills. 

Ambas as habilidades fazem parte do dia a dia de todos os profissionais e devem ser desenvolvidas de forma contínua para garantir que a equipe traga bons resultados. 

Mas, no meio de tantos compromissos e pouco tempo disponível, é comum que os profissionais de RH e a liderança fiquem na dúvida sobre qual das duas é mais importante. 

Será que a empresa deve investir mais em conhecimento técnico ou em habilidades sociocomportamentais? Será que há apenas uma resposta para essa pergunta? 

Bora ler e saber mais sobre soft skills e hard skills! 

Leia também: Produtividade 4.0: principais benefícios e como aplicar   

Soft skills e hard skills: quais são mais importantes?  

Saiba mais sobre as soft skills e as hard skills, e entenda sua importância para o mundo corporativo. 

Soft skills 

As soft skills englobam todas as habilidades sociocomportamentais, que estão relacionadas com: 

  • comportamentos, 
  • traços de personalidade, 
  • hábitos, 
  • colaboração, 
  • pensamento crítico, 
  • comunicação. 

Um exemplo pode ajudar você a entender melhor a importância dessas habilidades para o mundo corporativo. 

Você encontra um profissional que tem o currículo perfeito para uma vaga, ele tem todo o conhecimento técnico necessário, conta com uma experiência profissional incrível, mas não sabe como se relacionar com o resto da equipe, não ouve feedback e é grosseiro com os clientes. 

Ou seja: não é uma boa ideia contratá-lo. 

Hard skills 

As hard skills representam o lado mais técnico de cada profissional e estão ligadas com o conhecimento necessário para exercer a profissão. 

Pense em um desenvolvedor. Para que ele possa fazer seu trabalho, precisa conhecer algumas linguagens de programação, saber como mexer nos bancos de dados utilizados pela empresa e entender qual tarefa precisa realizar. 

Sem essas habilidades, o profissional não consegue desempenhar sua função e, consequentemente, não alcança os resultados esperados. 

E isso também vale para quem não se atualiza com frequência, já que grande parte do conhecimento se torna obsoleto ao longo dos anos. 

Em resumo: as soft skills e as hard skills devem ser desenvolvidas de forma contínua para que os profissionais trabalhem bem em todos os sentidos possíveis. 

Como estimular o desenvolvimento de soft skills e hard skills no ambiente corporativo? 

Agora que você já sabe que as soft skills e as hard skills são essenciais para todos os cargos, deve estar se perguntando como estimular os colaboradores a desenvolverem essas habilidades. 

O primeiro passo é ter uma conversa aberta com todas as equipes e frisar o benefício de continuar se aperfeiçoando.  

Não esqueça também de mudar os seus processos internos para valorizar os profissionais que estão focados nos estudos e desejam ir além. Você pode dar prêmios no final de ano, um bônus ou, até mesmo, oportunidades de evoluir na empresa através de um bom plano de carreira. 

Além disso, a organização deve possibilitar que os colaboradores aprendam durante sua rotina de trabalho, acessando conteúdos educativos depois de realizar uma tarefa ou enquanto toma o seu café

Para isso, é preciso investir em uma ferramenta de qualidade que seja simples de mexer e ofereça conteúdos de forma rápida. 

O Papum é ideal para isso! Nós somos a primeira solução just in time learning do mundo e contamos com diferentes soluções que se adéquam à realidade da sua empresa. 

Entre em contato conosco para saber mais e converse com um especialista em aprendizagem corporativa.