A educação corporativa é uma prioridade das empresas que desejam aumentar a sua performance, reter os colaboradores e desenvolver novos talentos.
Mas nem sempre ela é efetiva como deveria ser, o que faz com que as iniciativas tenham baixa adesão e engajamento.
Por mais frustrante que isso seja, é um sinal de que há algo de errado e que os conteúdos ou formatos disponíveis não são tão relevantes quanto você acha que são para o público.
Também pode indicar que os colaboradores estão tão sobrecarregados que não conseguem encontrar tempo para se aperfeiçoarem.
Quer saber como evitar esses problemas e estimular a adesão à educação corporativa entre a equipe? Continue lendo e veja nossas dicas.
Como estimular a educação corporativa entre a equipe?
Veja como sua empresa pode tornar a educação corporativa mais interessante para as equipes.
Crie agendas focadas na aprendizagem
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, 43% dos trabalhadores dizem estar sobrecarregados com seu trabalho.
Isso quer dizer que a educação raramente é uma prioridade para os colaboradores, que precisam focar nas suas tarefas para evitar entregas atrasadas.
Uma boa forma de lidar com esse problema é prever agendas para a aprendizagem, disponibilizando um tempo durante a semana para isso.
Um cuidado que se deve ter nesse momento é avaliar a rotina da equipe para não a sobrecarregar ainda mais.
Reavalie as tarefas atuais e, se necessário, amplie o seu time para que todos deem conta de tudo sem maiores estresses ou trabalhe com prazos mais confortáveis para que a equipe atual dê conta de tudo.
Disponibilize conteúdos interessantes, relevantes e atuais
Em uma rotina corrida como a que vivemos, ninguém tem tempo para passar horas ouvindo uma teoria dos anos 80 que não se adequa mais a nossa realidade.
Para aumentar a adesão à educação corporativa, sua empresa deve focar em disponibilizar conteúdos que realmente sejam interessantes, relevantes e atuais para a equipe.
Uma ótima ideia é realizar um mapeamento das principais dificuldades e desafios enfrentados para criar materiais que supram essa demanda.
Se o RH perceber que os líderes não sabem como dar feedback, por exemplo, pode criar um conteúdo focado nisso.
Incentive o engajamento entre a equipe
Muitas vezes, as iniciativas focadas na educação corporativa são individuais, o que faz com que a equipe não possa se engajar entre si.
Uma boa ideia é criar ações e usar uma ferramenta que permita o contato direto com os colegas de trabalho e incentive o compartilhamento das suas opiniões.
Assim, o momento de aprender se torna mais leve e divertido, um bom exemplo é o Papum, que funciona como se fosse uma rede social, mas é totalmente focado no desenvolvimento contínuo.
Defina metas alcançáveis
Se a ideia é fazer com que os seus colaboradores não percam o foco e se mantenham inseridos em uma rotina de aprendizagem contínua, é preciso usar recursos que ajudem a guiá-los.
Criar metas é um bom jeito de fazer isso, já que elas contribuem para evitar que, em meio a outras tarefas de trabalho, as pessoas esqueçam da importância da educação corporativa.
Para que elas funcionem, é importante que sejam realistas e alcançáveis. Assim, elas também proporcionam ao colaborador um sentimento de satisfação pessoal que é muito importante para o seu engajamento contínuo.
Essas metas podem incluir uma quantidade mínima de conteúdos assistidos, por exemplo, ou mesmo uma seleção de temas a serem consultados.
Estabeleça uma cultura de feedback
No processo de engajar seus colaboradores e motivá-los a continuarem desenvolvendo novas habilidades, uma cultura de feedback pode ser uma poderosa aliada.
Com ela, você passa a acompanhar de perto o percurso de cada pessoa da equipe, fazendo com que todos e todas percebam a relevância desse processo.
Além disso, essas devolutivas são uma oportunidade de guiar as equipes em direção a um desempenho melhor, reconhecendo suas conquistas e pontuando quais aspectos ainda precisam ser desenvolvidos.
Ofereça uma experiência personalizada para cada um
A verdade é que aprender pode, sim, ser complicado, especialmente quando se trata de um assunto muito novo para o colaborador.
Um jeito de facilitar esse processo e estimular o seu time a continuar buscando novos aprendizados é proporcionar uma experiência personalizada, que esteja de acordo com as necessidades pessoais e profissionais.
Hoje em dia, com soluções cada vez mais flexíveis, é possível encontrar ferramentas e plataformas que se adaptam ao processo de aprendizagem da sua equipe.
Recompense o engajamento
Lembre-se também de que poucas coisas são tão motivadoras quanto ser recompensado.
Por isso, para estimular as pessoas a continuarem adquirindo novos conhecimentos e habilidades, pode ser interessante criar algumas formas de recompensa, que façam com que o esforço do seu colaborador seja reconhecido.
Essas medidas podem ser aplicadas conforme o cumprimento das metas, que mencionamos anteriormente.
Invista em uma ferramenta simples e intuitiva
Muitas ferramentas de educação corporativa são complicadas para mexer e contam com diversos processos complexos.
Isso sem falar dos aplicativos que vivem travando ou reiniciando.
Tudo isso desincentiva o aprendizado e faz com que os colaboradores relacionem se capacitar com uma má experiência.
Conheça o Papum!
Para colocar tudo isso em prática e vencer o problema de ter uma ferramenta desalinhada, o Papum é a melhor opção.
Oferecemos três soluções que vão revolucionar a educação corporativa da sua empresa:
- app personalizado: desenvolvemos um aplicativo que parece uma rede social, onde as suas equipes encontram conteúdos 100% personalizados,
- Papum Insights: nossa inteligência artificial oferece respostas para situações do dia a dia, tornando momentos difíceis mais leves por meio de simulações,
- soluções personalizadas: com a nossa inteligência artificial, as soluções são feitas sob medida para o seu projeto, com temas, abordagens e identidade visual totalmente personalizáveis.
E aí, curtiu? Entre em contato e saiba mais sobre como o Papum pode ajudar a sua empresa!