Muito mais do que uma boa prática, ter uma cultura de aprendizagem dentro da empresa é essencial para garantir o aperfeiçoamento e a atualização dos colaboradores.
De acordo com o relatório The Future of Jobs, apenas 50% das empresas oferecem treinamentos adequados para as suas equipes. Ao mesmo tempo, estima-se que cerca de 44% das habilidades de um colaborador precisarão ser atualizadas.
E não acaba por aí! O mesmo relatório aponta que 23% das funções irão mudar até 2027 e, por isso, serão mais de 69 milhões de novos empregos criados.
Com o desenvolvimento de novos serviços e tecnologias, também é preciso pensar sobre a necessidade de levar informações a clientes e parceiros, que precisam estar inseridos nesse processo de aprendizagem.
É por isso que, neste conteúdo, ajudaremos você a dar os primeiros passos em direção a uma cultura de aprendizagem na sua empresa. Vem ver!
Quais os benefícios de criar uma cultura de aprendizagem?
Implementar uma cultura de aprendizagem na empresa significa envolver colaboradores, clientes e parceiros em um processo voltado à aquisição de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de habilidades.
No caso de um colaborador, isso permite que ele se desenvolva profissionalmente e execute suas funções de forma mais eficiente.
Já no caso de clientes e parceiros, a aprendizagem pode se tornar necessária para que compreendam bem os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Assim, investir em uma cultura de aprendizagem pode trazer diversos benefícios, como:
- inovação constante nos processos,
- diferencial para atrair talentos,
- estímulo a novas competências dos colaboradores,
- desenvolvimento de líderes,
- melhora do clima organizacional,
- mais praticidade e satisfação para clientes e parceiros.
Além disso, ao ter oportunidade de se desenvolver profissional e pessoalmente, os colaboradores tendem a se sentir mais motivados e satisfeitos com a empresa.
Como consequência, há o aumento considerável da produtividade, já que equipes desmotivadas podem ser 125% menos produtivas, de acordo com a pesquisa da consultoria Bain & Company.
Como implementar uma cultura de aprendizagem na empresa?
Agora que você já conhece os benefícios de implementar essa cultura, só falta conhecer algumas formas de fazer isso. Confira nossas dicas:
Fique por dentro das tendências de aprendizagem
Para implementar uma cultura de aprendizagem de forma efetiva e aproveitar todos os benefícios oferecidos por ela, é preciso pensar bem sobre os métodos a serem utilizados.
Afinal, não adianta investir em metodologias que não instigam os seus colaboradores e clientes.
Longas palestras ou cursos que duram várias horas podem ser estratégias pouco eficientes quando a aprendizagem precisa ser pontual e rápida, pois não prendem a atenção do seu público e acabam não gerando o resultado esperado.
Por isso, é preciso prestar atenção às principais tendências para implementar estratégias atualizadas e relevantes.
Incentive e recompense o aprendizado
No caso do desenvolvimento das suas equipes, é essencial incentivá-las a continuar estudando e isso pode ser feito por meio de um sistema de recompensas.
É possível dar visibilidade e reconhecimento para os colaboradores que se destacam de alguma forma durante as reuniões, distribuir brindes no final de ano para quem fizer mais cursos ou ainda dar um bônus para os colaboradores mais dedicados.
Outras opções são:
- dar mais dias de férias,
- permitir a escolha de um projeto,
- distribuir certificados para valorizar o currículo,
- criar um plano de promoção considerando o estudo.
Mostre que aprender não precisa ser chato
Um dos maiores problemas das empresas que tentam implementar uma cultura de aprendizagem é a baixa aderência dos colaboradores.
Isso acontece porque muitos profissionais contam com uma visão negativa da educação, pensando que terão que se sentar em carteiras e passar horas escutando alguém falando sobre algo que nem sempre é interessante.
Cabe a sua empresa, então, mostrar que a ideia não é essa, disponibilizando diversos temas em formatos diferenciados para atrair a atenção de todos os colaboradores.
Foque em assuntos que sejam pertinentes para o mundo corporativo e também para o autodesenvolvimento, e disponibilize conteúdos leves e rápidos de consumir.
Isso também se aplica à aprendizagem dos seus parceiros e clientes. Use recursos inovadores e mostre a eles que aprender mais sobre os seus produtos e serviços não precisa ser algo maçante.
Invista em just in time learning
Quando falamos em estimular o aprendizado, o just in time learning é uma excelente solução para cumprir esse objetivo.
Também chamado de aprendizagem sob medida, esse é um método de ensino que visa trazer uma resposta rápida para cada dúvida, justamente na hora em que ela surge.
Isso é feito por meio de ferramentas que proporcionam uma navegação prática, intuitiva e instigante.
Assim, com conteúdos rápidos, que vão direto ao ponto, fica muito mais fácil encontrar respostas e aprender de forma leve.
Conheça o Papum!
Para colocar tudo isso em prática, você precisa conhecer o Papum! Essa é a solução ideal para todas as empresas que desejam criar ou aprimorar a cultura de aprendizagem.
Nos baseamos no conceito de just in time learning para criar o nosso aplicativo, permitindo que seus colaboradores, clientes e parceiros aprendam de forma ágil e de acordo com suas dúvidas e interesses.
Inclusive, somos a primeira solução just in time learning do mundo e temos certeza de que podemos ajudar a sua empresa a desenvolver suas equipes de forma leve e descontraída.
Que tal saber mais sobre como podemos fazer isso? Fique por aqui e conheça o Papum, a edtech que transforma sua estratégia de aprendizagem!