Blog

04 setembro, 2024 - Outros assuntos

Quais são as melhores estratégias de retenção de talentos? 

A retenção de talentos é um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações.

Segundo a provedora de software de RH Ciphr, mais da metade dos profissionais da área de recursos humanos afirmam que essa é a sua maior preocupação para o ano.

Por outro lado, de acordo com a SA. Varejo, apenas 36% das empresas brasileiras têm planos de retenção para seus colaboradores. 

Desses, 93% focam em executivos de alta gerência, 83% na média liderança, 70% em presidentes e apenas 28% em técnicos de operação.

Grandes mudanças precisam ser feitas nos negócios que desejam fidelizar seus trabalhadores.

Quer saber como fazer isso? Continue lendo e confira nossas dicas.

Leia também: Quais são as melhores estratégias de employer branding?

Melhores estratégias de retenção de talentos 

Veja algumas estratégias de retenção de talentos que farão toda a diferença na sua empresa.

Crie uma cultura de feedback

Segundo uma pesquisa da Feedz, 94% dos colaboradores entendem melhor o trabalho que devem realizar após receberem um feedback transparente.

Por isso, se seu negócio ainda não tem uma cultura de feedback, já passou da hora de implementá-la!

Não esqueça que tão importante quanto apontar os pontos de melhoria é frisar as atitudes positivas, o que incentiva o colaborador a evoluir sempre.

Ofereça oportunidades de crescimento

Você, como liderança ou profissional de RH, deve garantir que o colaborador tenha um plano de desenvolvimento.

Isso pode envolver planos a curto, médio e longo prazo, o que deixará o seu time motivado e focado na sua carreira.

Uma boa dica é deixar claro o que a empresa espera de cada um, apontando as habilidades e os conhecimentos que quer ver daqui a meses, semestres ou anos.

Garanta um bom ambiente de trabalho

Assim como você não quer trabalhar em um ambiente com muita pressão por produtividade e resultados, seu time sente o mesmo.

As organizações precisam oferecer um ambiente que foque no bem-estar dos colaboradores e tenha segurança psicológica, além de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

O segredo aqui é mostrar que a empresa realmente se importa com os colaboradores e buscar, de forma contínua, melhorar os processos para que as pessoas sejam sempre o foco.

Escute seu time e entenda o que o motiva

Muitas vezes, as companhias investem tempo e dinheiro em iniciativas que, no fim, não são tão impactantes para os colaboradores.

Por isso, antes de implementar qualquer estratégia de retenção de talentos, é importante conversar com o time para entender o que eles precisam e querem.

Apenas ao conversar abertamente com as equipes é que o RH vai saber suas necessidades e desejos, e poderá investir em práticas que realmente impactam o seu bem-estar e satisfação.

Invista no desenvolvimento contínuo

Todos os colaboradores, independentemente da sua área de atuação ou nível hierárquico, devem ter oportunidades de se desenvolver.

E o ideal é que isso não ocorra apenas no tempo livre do trabalhador, mas que seja algo presente no seu dia a dia.

O desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos é benéfico para a empresa e também para o colaborador, que sentirá que a organização realmente o valoriza e quer o ver crescer profissionalmente.

Nessa hora, você pode contar com o Papum. Somos a primeira solução just in time learning do mundo e transformamos a educação corporativa, deixando-a mais leve e rápida.

Quer saber mais? Continue no nosso blog e leia: Conheça o Papum, a edtech que ajuda sua empresa a ir além.