O nível de maturidade organizacional da sua empresa reflete diretamente nos seus resultados.
Esse conceito está relacionado ao quão bem estruturados, mensurados e gerenciados são os seus processos, desde os mais simples até os mais complexos.
Assim, atingir um nível mais maduro significa apresentar as condições necessárias para que o seu negócio obtenha resultados melhores de forma consistente.
É por isso que, neste conteúdo, falamos mais sobre os critérios que definem o seu nível de maturidade organizacional e algumas práticas que podem ajudar a elevá-lo. Confira!
O que define o nível de maturidade organizacional?
Como mencionamos, ter maturidade organizacional significa ter processos bem estruturados, gerenciados e mensurados.
Ou seja, trata-se de entender a fundo as operações da empresa, realizar uma boa gestão dessas atividades e acompanhar os resultados obtidos por elas.
E, já que o desempenho de uma organização depende de vários aspectos, é preciso considerar diversos fatores ao avaliar a sua maturidade.
Os principais critérios a serem analisados são:
- liderança,
- planejamento estratégico,
- foco no cliente,
- gestão do conhecimento,
- foco na força de trabalho,
- gerenciamento de processos,
- resultados.
Como elevar a maturidade organizacional?
Até aqui, já dá para notar que a maturidade de uma organização é composta por vários elementos.
Por isso, para elevar o nível e se tornar uma empresa mais madura, é importante adotar práticas que tragam melhorias em diversos aspectos.
A seguir, você pode conferir algumas ações abrangentes, que vão beneficiar o desempenho do seu negócio de diversas maneiras:
Busque novas oportunidades de crescimento
Em primeiro lugar, vale a pena avaliar a fundo o desempenho atual da organização, a partir dos indicadores mais adequados ao seu contexto, para entender o que precisa ser aprimorado.
É a partir daí que a empresa pode começar a identificar suas oportunidades de crescimento, seja em termos de treinamento das lideranças, desenvolvimento das equipes ou melhoria na gestão dos processos.
Tenha processos bem definidos e padronizados
A padronização de operações é um passo fundamental para chegar a procedimentos bem estruturados, que geram resultados melhores e mais consistentes.
Com a adoção de um padrão, fica mais fácil treinar as equipes e orientá-las para que cumpram suas tarefas com mais eficiência, reduzindo as ocorrências de erros.
Além disso, padronizar os processos permite que qualquer falha seja encontrada e reparada com mais agilidade, elevando o nível de maturidade organizacional.
Integre a gestão em todos os níveis da organização
Para ter operações bem estruturadas, além de um gerenciamento cuidadoso delas, é preciso que a gestão esteja integrada em todos os níveis da organização.
Isso significa que todos os setores da empresa atuarão de forma alinhada, buscando objetivos claros e bem definidos, de forma que todos contribuam para alcançar uma meta comum.
Invista em aprendizagem organizacional
Por fim, não esqueça que a gestão do conhecimento é um dos pilares da maturidade organizacional.
Ou seja, para elevar a maturidade da empresa, é preciso investir na aprendizagem das equipes, buscando soluções que auxiliem na melhoria de cada etapa no cumprimento dos seus processos.
Isso significa que é necessário encontrar metodologias eficazes, focadas em conteúdos que realmente atendam às necessidades do seu negócio.
Para saber como chegar à solução de educação corporativa certa, elevando o seu nível de maturidade organizacional, continue por aqui e conheça o Papum, a edtech que ajuda sua empresa a ir além!