Na hora de avaliar a sua equipe, vale a pena utilizar alguns indicadores de desempenho para ter uma visão mais detalhada dessa performance.
Esses indicadores são alguns pontos fundamentais na atuação de um time de sucesso, que ajudam a sua empresa a entender se há algo que precisa ser aprimorado.
Ou seja, ao conhecer esses elementos e entender como eles refletem a performance dos colaboradores, fica mais fácil identificar os pontos fortes e fracos do trabalho executado na organização.
A partir daí, também se torna muito mais simples e eficiente a missão de investir no desenvolvimento desses profissionais e fazer com que todos avancem, trazendo resultados cada vez melhores.
Por isso, selecionamos 5 indicadores de desempenho que você precisa considerar na hora de avaliar a sua equipe. Confira!
Melhores indicadores de desempenho para equipes
Com bons indicadores, a avaliação do desempenho dos colaboradores fica muito mais rica e eficaz. Por isso, aqui vai uma lista com os mais importantes:
Cumprimento de metas e prazos
Em primeiro lugar, é preciso ir direto ao ponto e verificar se o seu time tem atendido às metas estabelecidas para ele, o que reflete diretamente nos resultados obtidos coletivamente pela empresa.
Isso também envolve o cumprimento de prazos, que indica se os colaboradores possuem uma boa gestão de tempo e um nível de produtividade elevado.
Assiduidade e pontualidade
Outros dois elementos que não podem ficar de fora de uma análise de desempenho são a assiduidade e a pontualidade.
Apesar de parecer uma exigência bem formal e burocrática, essas características apontam também para o nível de comprometimento da sua equipe e podem interferir na realização de várias atividades.
Satisfação do cliente
Outro ponto que é preciso considerar é a satisfação do cliente.
Essa é uma informação importante para compreender se o seu time tem as habilidades necessárias para cumprir funções relacionadas ao atendimento, por exemplo, e o que precisa ser aprimorado para deixar o seu público mais satisfeito.
Esse indicador pode ser avaliado em todas as equipes, mesmo naquelas que não possuem contato direto com o cliente, pois há sempre oportunidades de melhoria.
O time de logística, por exemplo, pode tomar alguma ação para entregar um determinado produto mais rápido. O time financeiro pode pensar em meios de pagamentos diferentes e assim vai.
Satisfação dos colaboradores
Assim como é preciso garantir que os clientes da empresa estejam contentes com o serviço prestado, também é preciso pensar no seu público interno: os próprios colaboradores.
A satisfação do seu time também precisa ser levada em conta para avaliar se a rotina de trabalho tem funcionado, se o clima organizacional está se mantendo positivo e se as condições de atuação da equipe estão adequadas para um bom desempenho.
Para saber mais sobre como fazer isso, leia o nosso post sobre as melhores estratégias de employer branding.
Nível de produtividade
Manter a produtividade alta é uma das principais preocupações em qualquer empresa, já que o mundo corporativo está sempre em busca de resultados maiores e melhores.
Por isso, vale a pena considerar esse aspecto ao rascunhar seus indicadores de desempenho, procurando entender efetivamente o quão produtiva é a sua equipe, ou seja, o quanto ela consegue produzir em um determinado período de trabalho.
Extra: índice de rotatividade
Aqui vai uma dica extra: tome cuidado com o índice de rotatividade!
Trocas constantes de funcionários e uma baixa retenção de talentos podem indicar que há algo errado com os seus processos internos. Nesses casos, é essencial repensar os fluxos de trabalho e oferecer mais suporte para os colaboradores.
Afinal, a avaliação de desempenho do seu time não pode ser o ponto de chegada e, sim, o ponto de partida. É a partir daí que a empresa pode compreender quais aspectos precisam ser melhorados e orientar cada funcionário no seu processo de desenvolvimento profissional.
Anotou todos esses indicadores de desempenho para avaliar a sua equipe? Então, continue por aqui e saiba como elevar a performance dela a partir do upskilling!