Blog

08 maio, 2024 - Aprendizagem

Estratégia de aprendizado: 4 modelos para aplicar na sua empresa 

O desenvolvimento contínuo das equipes é um dos pilares para o bom desempenho de uma organização. Para isso, é preciso contar com uma boa estratégia de aprendizado.

É cada vez mais comum que as empresas procurem estimular a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências por parte dos colaboradores, mas o caminho para cumprir esse objetivo nem sempre é muito claro.

Além de pensar sobre os assuntos mais relevantes para o desenvolvimento da equipe, também é preciso refletir sobre como eles serão trabalhados. 

Para garantir que a organização possa aproveitar as vantagens de uma cultura de aprendizagem contínua, é essencial encarar esse processo de forma estratégica.

Por isso, selecionamos 4 modelos de estratégia de aprendizado que podem gerar ótimos resultados aí na sua empresa. Confira!

Qual é a melhor estratégia de aprendizado para o time? 

Os caminhos possíveis para gerar um aprendizado efetivo das equipes são bem numerosos e variados, mas não podemos dizer que um deles é melhor do que o outro.

A verdade é que, sim, existem algumas metodologias que podem se adaptar melhor a um número maior de contextos, mas cada equipe apresenta necessidades próprias, que devem ser consideradas ao escolher uma estratégia de aprendizado.

A seguir, você pode conferir algumas possibilidades e avaliar qual delas é a mais apropriada para o seu time:

Mentoria 

Os programas de mentoria permitem que os seus colaboradores aprendam diretamente com profissionais que já estão no mercado há mais tempo, acumulando experiência e muita prática.

Assim, essa pode ser uma boa oportunidade para tirarem dúvidas e adquirirem mais conhecimento sobre suas atividades, mas também para desenvolverem novas perspectivas de crescimento na carreira, o que pode gerar um time muito mais engajado e motivado.

Modelo 70-20-10 

Para uma abordagem mais moderna e centrada no conhecimento prático, também é possível optar pelo modelo 70-20-10.

Esse é um método menos centrado em momentos de ensino formal, como palestras e workshops, ou mesmo as mentorias.

A abordagem se baseia no pressuposto de que quando falamos no aprendizado do colaborador, 70% dele vem das suas experiências reais, no dia a dia de trabalho, 20% vem das suas trocas com outros profissionais e 10% é gerado nas situações de ensino formal.

E-learning 

O mundo digital tomou conta de muitas esferas das nossas vidas, incluindo o mundo corporativo e as rotinas de trabalho.

Além da possibilidade de home office, que já é realidade em muitas empresas, grande parte dos processos e operações cotidianas de uma organização é realizada online.

Assim, o e-learning é uma estratégia de aprendizado que busca aproveitar o que há de melhor no mundo digital: o acesso rápido e eficaz a informações.

Dessa maneira, por meio da internet e de plataformas de aprendizagem, as equipes podem desenvolver conhecimentos e habilidades de onde e quando quiserem.

Microlearning 

Outra estratégia de aprendizado que foca na agilidade e praticidade é o microlearning, que utiliza materiais curtos e diretos sobre assuntos específicos do dia a dia corporativo.

Em uma plataforma que utiliza esse método, os colaboradores podem consultar materiais direcionados a dúvidas específicas, no momento em que elas surgirem.

Isso possibilita um aprendizado simples e rápido, mas que atende a todas as demandas do time no dia a dia, ganhando sentido prático na sua atuação na empresa.

Para saber mais sobre como aplicar uma estratégia de aprendizado realmente efetiva, que se adapte às necessidades do seu time, continue aqui no nosso blog e conheça o Papum, a edtech que ajuda sua empresa a ir além!