A educação corporativa é fundamental para elevar a performance das equipes, mas isso só acontece quando ela é conduzida de forma eficiente.
Por isso, há casos em que são feitos treinamentos e capacitações, mas a empresa parece não notar nenhum resultado. Nesses cenários, o problema, na maioria das vezes, não está na estratégia em si, mas na forma como ela foi aplicada.
Para obter resultados verdadeiros, é preciso encontrar recursos que realmente façam a diferença pelo seu time, gerando uma alta performance e resultados que ficam cada vez mais evidentes.
Mas como chegar nesse objetivo? É isso que a gente responde nesse conteúdo. Vem entender melhor como promover uma educação corporativa realmente eficaz!
Como maximizar a educação corporativa na empresa?
Uma educação corporativa realmente eficiente depende de muitos fatores, desde os métodos utilizados até os conteúdos trabalhados.
Para que esse percurso fique mais simples, elencamos 5 passos essenciais para capacitar os seus colaboradores de forma estratégica e maximizar os resultados dessa aprendizagem:
1 – Identifique as dificuldades dos colaboradores
Em primeiro lugar, é preciso entender quais são as principais dificuldades das suas equipes, ou seja, quais lacunas de aprendizagem estão impedindo que elas alcancem melhores resultados.
Com esse dado em mãos, você poderá encontrar soluções mais adequadas para o contexto da sua empresa e também poderá orientar os colaboradores, apontando os aspectos que precisam ser melhorados, para que o aprendizado se mantenha focado nas questões certas.
2 – Evite treinamentos descontextualizados
Muitos treinamentos corporativos entregam aulas e mais aulas sobre assuntos que nem sempre são realmente importantes para a sua equipe.
Assim, não adianta apenas ter um bom material. É essencial procurar oportunidades de aprendizagem que realmente tenham a ver com as demandas dos seus colaboradores.
Afinal, um treinamento longo e cansativo não é a melhor alternativa para incentivar o crescimento do seu time e o cenário se torna ainda pior quando os assuntos tratados não têm ligação com a realidade vivenciada por ele.
Isso vale, especialmente, para demandas pontuais de aprendizagem, como entender como funciona uma ferramenta, por exemplo.
3 – Passe feedback constante
Em todo processo de aprendizagem, os feedbacks são um instrumento fundamental para promover o avanço dos participantes, e na educação corporativa não é diferente.
Dialogar sobre pontos que precisam ser melhorados, reconhecer as melhorias que já foram alcançadas e acompanhar de perto o crescimento dos seus colaboradores é a melhor maneira de mantê-los engajados e bem direcionados ao longo desse processo.
4 – Foque em questões práticas
O conhecimento técnico desempenha um papel fundamental na atuação de qualquer profissional, mas, no contexto da educação corporativa, não podemos esquecer de complementá-lo com o conhecimento prático.
Um ensino contextualizado, que faça sentido para a realidade das suas equipes, precisa trazer exemplos reais, com situações que são vivenciadas diariamente no ambiente corporativo.
É assim que a aprendizagem se torna significativa, trazendo conhecimentos que o seu time saiba aplicar ao cotidiano da empresa.
5 – Conheça o Papum
Por fim, aqui vai a nossa dica de ouro: se você está em busca de uma educação corporativa realmente eficiente, você precisa conhecer o Papum.
Somos uma edtech que busca descomplicar a aprendizagem nos contextos empresariais, oferecendo uma solução prática e versátil, capaz de solucionar todas as dúvidas que surgirem entre os seus colaboradores.
Esse é o princípio da nossa ferramenta, criada a partir do conceito de just in time learning, ou ensino sob medida.
Em uma plataforma leve e descontraída, que lembra o ambiente das redes sociais, a sua equipe pode curtir e compartilhar conteúdos de alta qualidade, criados pelo Papum para responder todas as dúvidas do mundo corporativo. Legal, né?!
Para saber mais sobre essa solução, entre em contato e entenda como o Papum pode revolucionar a aprendizagem corporativa na sua empresa!