Blog

19 junho, 2024 - Outros assuntos

5 dicas para otimizar a comunicação interna

Independentemente do porte e do segmento da sua empresa, a comunicação interna é indispensável para o sucesso do negócio.

Muitas organizações focam apenas em melhorar a forma que falam com seus clientes e parceiros, esquecendo de quem faz tudo isso funcionar: os colaboradores.

Como consequência, a equipe se torna desengajada, menos produtiva e insatisfeita com o seu trabalho de forma geral.

Sua empresa passa por essa situação? Então, continue com a gente e veja nossas dicas para otimizar a comunicação interna e valorizar seu time.

Como melhorar a comunicação interna?

Veja as dicas de nossos especialistas:

Implemente canais de comunicação

O mundo é digital e as tecnologias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas.

Para melhorar a comunicação interna, sua empresa pode investir em ferramentas que permitam conversas de forma rápida e remota.

E essa recomendação não se limita a times em home office ou híbridos.

Muitas vezes, é mais fácil enviar uma mensagem em um grupo do trabalho e esperar retorno do que tentar alinhar a agenda de todo mundo para fazer uma reunião.

Atualmente, há diversas ferramentas que foram criadas pensando nas demandas do mundo corporativo, como o Microsoft Teams, o Slack e o Workplace, da Meta.

Outra opção é utilizar o e-mail ou qualquer outra ferramenta de comunicação interna (que mantenha o registro das informações e que seja criptografada e segura).

A ideia aqui é conversar com o seu time para entender suas necessidades e, a partir disso, escolher a melhor ferramenta para seu negócio.

Fortaleça o relacionamento dos times

Por mais que o relacionamento entre os membros de cada equipe seja ótimo, será que o mesmo pode ser falado sobre pessoas de diferentes times?

As famosas “panelinhas” são formadas naturalmente dentro das empresas, de acordo com afinidades e tarefas em comum, mas isso pode ser prejudicial para a organização.

O ideal é que todos os times interajam entre si e tenham bons relacionamentos, o que evita conflitos, fofocas e outros problemas.

Para criar esses laços, recomendamos a realização de reuniões gerais e de momentos mais leves e divertidos, como um happy hour.

Acredite: até mesmo as pequenas ações fazem toda a diferença para o entrosamento das pessoas!

Cultive a cultura organizacional

A gestão corporativa está diretamente ligada com a cultura organizacional, que estabelece quais são as políticas, os rituais e os objetivos do negócio.

E claro que a comunicação interna deve ser uma prioridade!

Oriente a liderança e estimule a comunicação entre os colaboradores, dê exemplos do que fazer e do que não fazer, e garanta que momentos de descontração façam parte do dia a dia do time.

Não deixe tudo isso ser apenas no papel bonito, faça da cultura uma prática diária na sua companhia.

Invista em tecnologias

Além de tecnologias focadas na comunicação assíncrona, existem muitas outras ferramentas e aplicativos que podem beneficiar seu time.

Um exemplo disso é o Papum, um app que permite o compartilhamento de conteúdo entre os colaboradores e disponibiliza vídeos com atualizações, orientações e o que mais você quiser de forma ágil e simples.

Assim, você dará adeus para aquele aviso no mural que ninguém lê ou aquele QR code com orientações que ninguém acessa.

Curtiu a ideia e quer melhorar sua comunicação interna? Então, continue com a gente e leia: Conheça o Papum, a edtech que ajuda sua empresa a ir além.