Para quem já entendeu a importância de criar uma cultura de aprendizagem contínua nas empresas, o LIFOW pode ser uma boa estratégia para cumprir essa missão.
A metodologia foi criada por Josh Bersin, em 2018, que a chamou de Learning In the Flow of Work, ou seja, aprendizado no fluxo de trabalho.
Como o próprio nome indica, esse método se baseia na ideia de que o conhecimento contextualizado, adquirido na rotina profissional, pode ser muito vantajoso para o desenvolvimento dos colaboradores de uma organização.
Se esse conceito é novo para você, continue a leitura e entenda melhor o que é o LIFOW e como ele pode ser aplicado!
O que, exatamente, é LIFOW?
Essa metodologia toma como princípio a ideia de que o colaborador deve aprender diretamente em seu fluxo de trabalho, a partir das experiências cotidianas e das necessidades de conhecimento que surgem na rotina.
Dessa forma, as informações adquiridas e as habilidades desenvolvidas se tornam muito mais significativas para o indivíduo.
Afinal, é bem mais produtivo aprender algo que percebemos ser necessário e aplicável à nossa vida, o que é justamente o princípio do método LIFOW.
Por que investir em LIFOW?
Esse modelo de aprendizado traz muitas vantagens para o colaborador e para a própria empresa, que também é beneficiada por um desenvolvimento efetivo e duradouro.
Uma pesquisa do LinkedIn confirma essa perspectiva. Após entrevistar milhares de profissionais, o estudo concluiu que:
- 68% preferem aprender no trabalho,
- 58% preferem aprender no seu próprio ritmo,
- 49% preferem aprender quando a necessidade aparece.
Essa preferência vem do fato de que uma aprendizagem contextualizada é muito mais significativa do que momentos de estudo que não se relacionam com a vida prática das pessoas.
Ao contar com esse tipo de método, o colaborador dribla a curva do esquecimento, que determina o quanto lembramos dos conhecimentos que adquirimos.
Adquirir informações no momento em que são necessárias e aplicá-las logo de cara, fazendo com que se concretizem imediatamente no fluxo de trabalho, contribui para a retenção do conhecimento.
Por esse motivo, o método apresenta muitas vantagens em relação às opções mais tradicionais, que costumam não acompanhar os profissionais na sua vida cotidiana, ou seja, nas necessidades que surgem diariamente em suas atividades.
Como implementar o LIFOW?
Existem diversas maneiras de aplicar essa metodologia.
Uma das vantagens promovidas pela tecnologia no mundo corporativo é justamente a possibilidade de proporcionar mais oportunidades de aprendizado às equipes, em diferentes formatos.
Para ter certeza de que você está seguindo o método LIFOW, basta que as estratégias de educação corporativa estejam inseridas na rotina do seu time, ganhando espaço no seu fluxo de trabalho.
Uma das maneiras de cumprir esse objetivo é contar com uma boa curadoria de conteúdos, ou seja, uma seleção de materiais informativos que realmente possam fazer a diferença na rotina dos colaboradores.
Para colocar o aprendizado em prática, também vale a pena investir em estratégias como mobile learning, que dinamizam o processo e promovem mais praticidade, e o uso de materiais audiovisuais.
Tudo isso se torna ainda mais eficaz no modelo de microlearning, ou seja, a disponibilização de conteúdos objetivos, diretos e sucintos, que entregam pílulas de conhecimento para atender a qualquer necessidade da sua equipe, no momento em que elas surgirem.
E, para ter acesso a tudo isso, você só precisa de uma solução: o Papum!
Somos uma edtech que busca descomplicar a aprendizagem corporativa, oferecendo apenas uma solução para todas as dúvidas que surgem na sua empresa.
Entre em contato com a gente e saiba mais sobre tudo que o Papum pode oferecer!