Se a sua empresa ainda não implementou o employer branding, é hora de prestar atenção a essa estratégia e colocar a mão na massa.
Em um cenário corporativo cada vez mais competitivo, não são só os profissionais do mercado que precisam se esforçar para permanecer na organização. A própria empresa também precisa trabalhar para reter esses talentos e criar uma equipe engajada.
Para isso, nada como criar um ambiente convidativo e com uma imagem positiva, que faça o seu time se manter envolvido nos objetivos do negócio.
Mas como implementar o employer branding? É isso que a gente responde nesse conteúdo. Confira!
Melhores estratégias de employer branding
Toda marca quer passar uma imagem positiva para os clientes, certo? Foi assim que nasceu o marketing, que continua fazendo toda a diferença na atuação de qualquer negócio.
O employer branding também chegou para ajudar a melhorar a imagem das empresas, mas, dessa vez, para as suas próprias equipes.
Redução da rotatividade de colaboradores, retenção de talentos e resultados melhores, alcançados por uma equipe verdadeiramente engajada, são alguns exemplos de vantagens que essa estratégia traz consigo.
Confira 5 passos para aplicá-la:
Fortaleça a cultura organizacional
Em primeiro lugar, é preciso ter uma cultura organizacional consistente e forte. É ela que reúne os valores, princípios, a missão e os objetivos da organização, que não podem ser desconhecidos pelos colaboradores.
Deixar esses elementos claros (e aplicá-los no dia a dia) é fundamental para gerar identificação entre profissionais e marcas, fazendo com que se tornem mais engajados nas suas atividades.
Além disso, é importante registrar essas informações, sem deixá-las só no boca a boca. Assim, elas começam a perpetuar na atuação da empresa e se tornam um eixo fundamental para a atuação do seu time.
A apresentação da cultura deve fazer parte do onboarding e seu reforço deve ser pauta constante.
Garanta um ambiente de trabalho agradável
Um ambiente de trabalho tranquilo e acolhedor é um dos pilares do employer branding.
Afinal, se a ideia é reter talentos e garantir que os colaboradores tenham uma imagem positiva da empresa, é preciso criar um espaço convidativo, onde se sintam confortáveis e mais motivados.
Isso passa tanto pela organização do espaço físico em si quanto pela criação de uma dinâmica saudável e agradável, com momentos de interação, descontração e coletividade, que deixam um clima mais leve no ar.
Faça onboarding
De tempos em tempos, toda empresa recebe novos colaboradores para ocupar as vagas das suas equipes.
Com a chegada de novos profissionais, é preciso investir em um bom onboarding, ou seja, um processo de acolhimento que entregue todas as informações de que eles precisam, como elementos da cultura organizacional, protocolos de trabalho, entre outros dados importantes para que não fiquem perdidos nesse novo ambiente.
É importante ter momentos síncronos e também assíncronos, principalmente para consultas futuras em materiais importantes da empresa.
Tenha uma política de benefícios
Outro ponto super importante para um bom employer branding é reconhecer as conquistas da sua equipe e mostrar que elas são valorizadas.
Além de dar feedbacks regulares, também pode ser interessante estabelecer uma política de benefícios.
Assim, fica mais evidente o quanto a empresa valoriza os resultados alcançados pelos colaboradores e esse é um estímulo para que continuem atuando de forma cada vez mais engajada.
Ofereça oportunidades de autodesenvolvimento
Parte importante do employer branding é demonstrar que a empresa se importa com os colaboradores.
Nesse sentido, uma estratégia que beneficia ambas as partes desse processo é oferecer oportunidades de aprendizado e autodesenvolvimento.
Assim, a equipe pode adquirir novos conhecimentos e melhorar sua atuação, levando ao seu crescimento profissional e também a resultados melhores para a organização.
E, na hora de encontrar oportunidades de aprendizagem para o seu time, o Papum é o seu maior aliado!
Somos a primeira solução just in time learning do mundo, um conceito que está ligado à ideia de um ensino sob medida, perfeito para atender as necessidades do dia a dia de cada colaborador na hora da necessidade.
Para conhecer melhor o nosso app e entender como o Papum funciona, entre em contato com a gente e tire suas dúvidas!