Quando o assunto é desenvolver equipes de alta performance, o upskilling não pode ficar de fora da conversa.
Cada vez mais, é preciso criar oportunidades de aprendizado para que os profissionais da empresa possam crescer e se dedicar ao desenvolvimento de habilidades que são essenciais para chegar aos melhores resultados.
Afinal, no ritmo frenético em que nos encontramos, aliar conhecimento teórico, prático e habilidades comportamentais é mais do que necessário.
Mas como fazer com que esse aprendizado contínuo se torne uma realidade na empresa? É isso que nós respondemos nesse conteúdo e vamos já te adiantar a resposta: a partir do conceito de upskilling. Vem ver!
O que é upskilling?
Se você está no ramo corporativo, já deve ter ouvido falar nas soft e hard skills, as habilidades que tomaram conta do mercado de trabalho, preparando equipes para os mais diversos cenários.
O conceito de upskilling também vem daí, mas está associado ao aprofundamento dos conhecimentos e habilidades que os profissionais já possuem.
Uma equipe de atendimento ao cliente, por exemplo, pode se beneficiar ao ampliar seus conhecimentos sobre habilidades como escuta ativa, gestão de tempo e inteligência emocional, que certamente já estão presentes na sua rotina, mas podem ser ainda mais trabalhadas.
Ou seja, trata-se de um tipo de aprendizagem que leva ao aprimoramento da atuação das equipes, partindo daquilo que elas já conhecem para então aprofundar o seu domínio sobre um determinado assunto.
É importante notar que essas habilidades e conhecimentos são bem variados e se complementam na atuação do colaborador. Por isso, um bom upskilling depende de uma metodologia que seja capaz de cobrir diferentes demandas.
Assim, esse percurso resulta em uma rotina de trabalho mais produtiva, na otimização e atualização de processos, em resultados melhores e, de modo geral, no tão sonhado time de alta performance.
Qual o papel do RH e da liderança no upskilling?
O aprendizado contínuo das equipes é um dos pilares que sustentam uma atuação profissional de alta qualidade.
Aprofundar conhecimentos técnicos e o domínio de habilidades como adaptabilidade, comunicação, proatividade, entre tantas outras, é o que permite que o seu time continue avançando em meio ao ritmo frenético do mundo corporativo.
Mas esperar que os colaboradores saibam quais programas de aprendizagem são os mais indicados pode não render bons resultados.
A falta de orientação ou a oferta exclusiva de cursos extensos pode levar a um foco equivocado em formações que consomem tempo e não são tão relevantes para a atuação das equipes ou, até mesmo, à escolha de um treinamento que não é capaz de suprir as necessidades da sua empresa.
Por isso, cabe ao RH e às lideranças cumprir o papel de guiar esse processo, encontrando as melhores oportunidades de aprendizagem para o seu contexto.
Como aplicar esse conceito na empresa?
Para colocar a mão na massa e começar a aplicar o upskilling na sua empresa, é preciso encontrar uma solução que entregue os conhecimentos certos, através da metodologia mais eficiente. Esse é o Papum!
Somos uma edtech de just in time learning, ou “ensino sob medida” no bom português. Nosso objetivo é possibilitar aos seus colaboradores uma plataforma intuitiva e descontraída, onde eles encontram todas as informações de que precisam para entender melhor os assuntos que fazem parte do mundo corporativo.
Com a ajuda da tecnologia, esse processo fica mais simples, rápido e prático, sem perder de vista a necessidade de garantir qualidade na aprendizagem das suas equipes.
Quer saber mais sobre como o upskilling pode virar rotina na sua empresa? Entre em contato e saiba mais sobre o Papum!