Será que o conhecimento prático é mais importante para a sua equipe? Ou o foco deve ser no teórico?
Responder essa pergunta não é algo tão simples assim, afinal, depende de diversos fatores, como as dificuldades enfrentadas pelo seu time, o segmento de atuação, o setor e muitos outros.
Pensando em ajudar você, profissional de RH ou líder, vamos falar mais sobre cada um deles e mostrar qual deve o foco da sua empresa em cada situação.
Continue lendo e entenda mais sobre conhecimento prático e teórico.
Leia também: Técnicas de feedback: conheça 3 opções para aumentar a performance da equipe
Conhecimento prático ou teórico: qual tem mais peso?
Vamos responder essa pergunta de forma simples e direta: tanto o conhecimento prático quanto o teórico são essenciais!
Os dois devem andar lado a lado quando o assunto é aprendizagem, garantindo a compreensão do conceito e a sua boa aplicação.
Saiba mais sobre a importância de cada um deles:
Conhecimento teórico
O conhecimento teórico é aquele se limita ao universo dos conceitos e ocorre de forma totalmente racional.
É ele que direciona os processos e auxilia as pessoas a tomarem decisões baseadas em dados, considerando os objetivos finais.
Além disso, esse tipo de conhecimento permite que o colaborador escolha a melhor metodologia para a tarefa, considerando o tempo e a verba disponíveis.
Outro benefício é a capacidade de avaliar profundamente o que foi feito, buscando melhorias contínuas.
Conhecimento prático
O conhecimento prático é aquele que foi adquirido por meio de tentativas, erros e, eventualmente, acertos.
Isso quer dizer que nem sempre há um padrão, uma regra ou estrutura a ser seguida, mas que, muitas vezes, o objetivo é cumprido.
De forma geral, as pessoas com esse tipo de conhecimento conseguem atender facilmente atividades simples, mas têm mais dificuldade para desenvolver um projeto mais profundo.
Apesar disso, esses profissionais tendem a ter um olhar diferenciado, que pode trazer mais praticidade e agilidade para a tarefa.
Ou seja: o ideal é que o conteúdo prático sempre seja acompanhado do teórico para que os colaboradores tenham todas as informações e experiências necessárias para desempenhar suas funções.
Confira também: Soft skills e hard skills: quais são mais importantes para uma equipe?
Como aliar o conhecimento prático com o teórico?
De acordo com o psicólogo Hermann Ebbinghaus, quando não aplicamos algo que aprendemos esquecemos cerca de 42% do conhecimento após apenas 20 minutos.
Depois de 6 dias, o percentual de retenção da informação passa a ser de 25% somente!
Isso não acontece por falta de vontade ou algo assim. Na verdade, é uma questão biológica, já que cérebro “esquece” o que não considera útil para poupar energia.
Para evitar que isso aconteça com sua equipe, é importante aliar o conhecimento prática com o teórico, dando dicas, mostrando exemplos e demonstrando uma aplicação.
Se você quiser ir ainda além, incentive atividades relacionadas com o tema em questão para testar conhecimentos e incentivar o aprendizado de forma completa.
Curtiu esse conteúdo e quer saber mais sobre o desenvolvimento da equipe? Então, continue no nosso blog e leia Como usar pílulas de conhecimento para estimular a aprendizagem corporativa?.